0

Como se aposentar mantendo o salário?

Como se aposentar mantendo o salário? Segundo especialistas, trabalhador deve
contribuir por mais 7 anos

Quem quiser re­ceber do INSS uma apo­sen­ta­doria equi­va­lente à sua média sa­la­rial pode ter de tra­ba­lhar por até sete anos além do exi­gido pela Pre­vi­dência. Dados do Mi­nis­tério da Pre­vi­dência mos­tram que, em média, o homem se apo­senta com 54,8 anos de idade e 35,2 de con­tri­buição. Nessa si­tu­ação, o fator pre­vi­den­ciário (que reduz o be­ne­fício de quem se apo­senta cedo) "come" pra­ti­ca­mente 30% do valor. Se ele tiver média sa­la­rial de R$ 1.000, terá só R$ 698 de apo­sen­ta­doria.

Para manter o pa­drão sa­la­rial, pre­ci­saria adiar a apo­sen­ta­doria e con­tri­buir por mais cinco anos e dois meses, se­gundo cál­culos do con­sultor atu­a­rial es­pe­ci­a­lista em Pre­vi­dência Newton Conde. O caso da mu­lher é pior. Com idade média de 51,9 anos na con­cessão do be­ne­fício (e 30 anos de pa­ga­mento ao INSS), teria de es­perar, e con­tri­buir, até os 59 anos. Ou seja, sete anos e um mês a mais. Caso con­trário, o corte apli­cado pelo fator será de 38%.

Para Conde, o se­gu­rado sofre essa grande re­dução na apo­sen­ta­doria por falta de pla­ne­ja­mento. "Na prá­tica, o tra­ba­lhador com­pleta o tempo mí­nimo para a apo­sen­ta­doria e já pede o be­ne­fício", afirma. Os dados de idade e tempo de con­tri­buição mé­dios são de 2011 - os úl­timos dis­po­ní­veis -, mas há pouca va­ri­ação de um ano para outro. Como muitos con­ti­nuam tra­ba­lhando mesmo apo­sen­tados, o be­ne­fício, no início, vira uma se­gunda fonte de renda. "O pro­blema é que eles só des­co­brem que o valor é baixo quando param de tra­ba­lhar", diz Conde.

Fonte: Revista Super Interessante

Confira o infográfico abaixo(para aumentar clique sobre a imagem):

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.